Todo mundo quer ter um cão inteligente para chamar de seu, mas o que isso realmente implica no dia-a-dia de vocês dois? Significa que o cão vai fazer a sua própria comida? Vai limpar o seu próprio cocô? Não vai fazer “arte”?

Na verdade, a inteligência canina não significa que eles serão mais comportados, muito pelo contrário

Ter um cão muito inteligente, na maioria dos casos significa ter um peludo que precisa ser estimulado constantemente não apenas fisicamente mas especialmente mentalmente.

Esses cães precisam fazer atividades físicas diariamente, treinos, enriquecimento ambiental e sem isso, eles podem “pirar”. E é justamente por isso que eu não recomendo que uma pessoa que não esteja disposta a doar muitas horas do seu dia a seu cão compre uma dessas raças.

E como é medida a inteligência de um cão?

Stanley Coren, da University of British Columbia, fez uma pesquisa com cães que competem em obediência para tentar entender melhor o ranking deles.

Para sua pesquisa, ele utilizou 2 critérios para determinar a raça mais inteligente:

  • O número de repetições que o cachorro precisava fazer para aprender um comando novo
  • A taxa de sucesso que o seu cão obedece um comando que ele conhece

Quais as raças mais inteligentes de cachorro?

Border Collie

Essa raça está sempre no topo da lista quando se pensa em inteligência canina. Extremamente focados em seus donos, eles são muito fáceis de serem adestrados, mas cuidado: eles precisam de muita atividade para não pirar.

2. Poodle

Outra raça bem antiga, que tem perdido a popularidade no Brasil, mas que é muito inteligente. São cães que costumam viver muito e que são muito ligados aos seus donos.

3. Pastor Alemão

Outra raça que costuma ser muito vista em obediência, trabalhos da polícia e IPO. Ele é um excelente cão de guarda e é super protetor da família.

4. Golden Retriever

Uma das raças mais queridinhas do país, eles são alegres, brincalhões e muito dóceis. Eles costumam se dar bem como cães-guia, cães de apoio emocional, cães de assistência e tudo que envolva uma relação entre humano e cão.

5. Doberman

Uma raça não muito popular no Brasil atualmente, mas que é extremamente treinável e que se dá muito bem com seus familiares. É um cão de guarda carinhoso, por assim dizer.

6. Pastor de Shetland

Bis, Ice e Nico

Essas bolinhas de pelos são muito tranquilas, mas também adoram trabalhar: não é por menos que eles estão aos montes nas competições de agility. Eles costumam ser muito sensíveis e não lidam bem com adestramentos aversivos e costumam latir muito.

7. Labrador

É uma raça muito popular como cão-guia, pois costumam ser muito tranquilos e adoram ficar perto do seu dono.

8. Papillon

Não se engane pelo tamanho. Os papillons são pequenos border collies. Eles costumam se dar muito bem no agility, justamente por serem destemidos. Costumam latir muito. O nome veio da palavra em francês, que significa “borboleta”, por conta de suas orelhas grandes.

Recommended Posts