Muitas pessoas se surpreendem com o tamanho do Wurst e ficam até em dúvida se ele é um “Lulu da Pomerânia” ou não. E eu sempre acho muito difícil de explicar rapidamente o motivo pelo qual o meu peludo é diferente dos Luluzinhos anões que vemos por aí. Você também tem essa dúvida?

Origem do Spitz Alemão

Os primeiros spitz alemães datam do século 1400 na Pomerânia, uma região entre a Alemanha e a Polônia. Essa é uma das raças mais antigas do mundo! A sua função original? Proteger o patrimônio dos seus donos e até foi usado para caçar.

Não é por acaso que essas bolinhas de pelos gostam de latir: era assim que eles avisavam os seus donos quando algum intruso se aproximava de sua propriedade.

No século XVIII, o rei da Inglaterra George I se casou com uma alemã, a rainha Charlotte, que trouxe com ela diversos spitze (esse é o plural de spitz) alemães e aí começou a moda de cruzar os cães menores para ter cães cada vez menores, até se tornar uma raça completamente separada: os “Pomeranians”.

Na Europa, os Spitz Alemães e os Lulus da Pomerânia são raças diferentes

Um exemplo de Kleinspitz

Na Europa, os Spitz Alemães podem ser separados em: Kleinspitz (spitz pequeno), Mittelspitz (médio). Grosspitz (grande) e Wolfspitz (grande e cinza). Os Lulus da Pomerânia fazem parte de uma outra raça, que é originária dos spitz.

E é justamente por isso que há diferenças entre os focinhos de alguns spitz. Não tem nada de ursinho ou lobinho ou sei lá o que. Os “pomeranians” possuem focinhos mais curtos, são menores e também são bem mais tranquilos. Já os spitz alemães são mais energéticos, têm o focinho maior e são maiores, entre outras diferenças.

Infelizmente, no Brasil não há diferença entre todos esses spitz

Assim como nos EUA, não há aqui no Brasil a separação entre diferentes tamanhos de spitz e os lulus. Deveria ter, pois há muitos criadores que vendem spitz alemães como se fossem lulus e aí o bicho cresce e fica do tamanho de um spitz médio ou pequeno.

O Wurst é um exemplo de Spitz médio

Se houvesse a separação entre os lulus e os spitz, isso diminuiria (pelo menos entre os anões e os outros). Na Europa, por exemplo, ainda há um problema na classificação dos spitze alemães por tamanho: como ele é baseado na altura do bicho, às vezes pais Kleinspitz podem ter um filho Mittelspitz e como você pega o pedigree quando os filhotes nascem, depois você terá que mudar a classificação dele. Uma bagunça. De qualquer forma, ainda é uma bagunça organizada comparada com a situação aqui no Brasil ou nos EUA.

Afinal, meu cão é um Spitz alemão ou Lulu da Pomerânia?

Embora no Brasil esses dois nomes significam a mesma coisa, na Europa elas são raças diferentes. Por isso, eu digo que o Wurst, por exemplo, é um spitz alemão médio, pois ele tem 33 cm de altura de cernelha.

Espero que isso seja mudado logo, pois é uma bagunça, né?

Recommended Posts